domingo, 8 de abril de 2012

Uma homenagem a Millôr Fernandes, um grande escritor...

Poesia Matemática
Millôr Fernandes

Às folhas tantas
do livro matemático
um Quociente apaixonou-se
um dia
doidamente
por uma Incógnita.
Olhou-a com seu olhar inumerável
e viu-a do ápice à base
uma figura ímpar;
olhos rombóides, boca trapezóide,
corpo retangular, seios esferóides.
Fez de sua uma vida
paralela à dela
até que se encontraram
no infinito.
"Quem és tu?", indagou ele
em ânsia radical.
"Sou a soma do quadrado dos catetos.
Mas pode me chamar de Hipotenusa."
E de falarem descobriram que eram
(o que em aritmética corresponde
a almas irmãs)
primos entre si.
E assim se amaram
ao quadrado da velocidade da luz
numa sexta potenciação
traçando
ao sabor do momento
e da paixão
retas, curvas, círculos e linhas sinoidais
nos jardins da quarta dimensão.
Escandalizaram os ortodoxos das fórmulas euclidiana
e os exegetas do Universo Finito.
Romperam convenções newtonianas e pitagóricas.
E enfim resolveram se casar
constituir um lar,
mais que um lar,
um perpendicular.
Convidaram para padrinhos
o Poliedro e a Bissetriz.
E fizeram planos, equações e diagramas para o futuro
sonhando com uma felicidade
integral e diferencial.
E se casaram e tiveram uma secante e três cones
muito engraçadinhos.
E foram felizes
até aquele dia
em que tudo vira afinal
monotonia.
Foi então que surgiu
O Máximo Divisor Comum
freqüentador de círculos concêntricos,
viciosos.
Ofereceu-lhe, a ela,
uma grandeza absoluta
e reduziu-a a um denominador comum.
Ele, Quociente, percebeu
que com ela não formava mais um todo,
uma unidade.
Era o triângulo,
tanto chamado amoroso.
Desse problema ela era uma fração,
a mais ordinária.
Mas foi então que Einstein descobriu a Relatividade
e tudo que era espúrio passou a ser
moralidade
como aliás em qualquer
sociedade.

Texto extraído do livro "
Tempo e Contratempo", Edições O Cruzeiro - Rio de Janeiro, 1954, pág. sem número, publicado com o pseudônimo de Vão Gogo.

152 comentários:

  1. Oi amor!
    Adorei essa poesia...mais uma prova de que a matemática sempre caminha junta com as outras áreas do conhecimento.
    Eu te amo muito!
    bjs
    Edgard

    ResponderExcluir
  2. No começo achei meio confuso.. Mas durante a leitura, vi que a poesia quis dizer uma '' Família Matemática ''
    Tainah Oliveira nº: 36 B - Bonifácio

    ResponderExcluir
  3. Na proxima aula quero autógrafo, pois quando voce se tornar famosa como escritora, exibirei com muito orgulho o seu autógrafo; quando me perguntarem, como conseguiu? direi; Eu sou chique, bem!
    Abigail,Bonifácio de Carvalho.
    Aluna, Eja.
    SUCESSO! Continue sempre humilde.Deus te abençoará.

    ResponderExcluir
  4. Parabens professora achei muito interessante a Poesia do Millor Fernandes gostei muito bjs.

    ResponderExcluir
  5. A poesia matemática é muito bonita, ela explica de um jeito diferente como as formulas e tudo da matemática surgiu e quais foram os onventores das formulas.
    Natália nº: 42 B - Bonifácio

    ResponderExcluir
  6. Muito bom, nunca tinha visto uma poesia Matemática.. =D

    ResponderExcluir
  7. Poesia Matemática: fala de como a matematica é feita e de como surgiu só que em forma de poema.
    Larissa nº 24 B - Bonifácio

    ResponderExcluir
  8. A poesia matemática é muito bonita, ela explica de um jeito diferente os numeros e etc. Ela coloca a matemática em uma forma de gente, coloca a hipotenusa e outros como personagens de uma sociedade.
    Natália nº: 42 B - Bonifácio anula a de cima :)

    ResponderExcluir
  9. A poesia e muito bonita, ela explica a matemática em forma de gente, coloca um amor de pessoas mais esplicando a matemática, gostei muito !
    Alexia nº01 1ºB- Bonifácio

    ResponderExcluir
  10. Essa poesia prova aquilo que estávamos comentando em uma de nossas HTPCs...Que qualquer disciplina pode trabalhar leitura, e formar leitor, até mesmo em Matemática!
    Profa. Neusa- Português _ Bonifácio.

    ResponderExcluir
  11. A poesia é muito legal, mostra uma história de amor mesmo sendo com a matemática. Deixou a matéria mais clara para quem não gosta! envolvida com a sociedade, criou um novo mundo dentro dos livros de matemática.
    Maycon N°23 A / Bonifácio

    ResponderExcluir
  12. A poesia MATEMÁTICA é muito bonita!!!Nunca tinha visto a MATEMÁTICA dessa forma como uma família...gostei MUITO!!!
    Thayná nº33 1ºa-Bonifácio

    ResponderExcluir
  13. Postei comentario em lugar errado, mas; estou aqui novamente; para te parabenizar, por sua sabedoria, paciencia,porque educar jovens e adultos não é uma tarefa fácil; mas voce, nos ensina matematica, como se recitasse uma poesia, com alegria, boa vontade, e o que é mais legal, é ver em seu rosto, o prazer em perceber que estamos aprendendo,è como a mãe que bate sempre na mesma tecla, para ensinar o filho, erra uma, duas, quando acerta, a mãe diz; parabens! voce acertou! Assim é voce, na sala de aula. Tão pequenina, mas com um enorme coração.Que a paciencia que tem para nos ensinar,volte para voce em grandes bençãos.Deus abençoe, voce e toda sua familia.
    Abigail.Eja . Bonifácio de Carvalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Abigail!
      Sempre carinhosa e atenciosa, obrigada...

      Excluir
    2. Voce merece! Professora não precisa, ser carrancuda, grosseira,para ser respeitada, com jeitinho, carinho, voce sempre conquista.
      Sabe, respeito, e educação cabe em todo o lugar, continue sempre assim.bj, abigail.

      Excluir
    3. Mais uma vez, Abgail, obrigada pelo carinho...

      Excluir
  14. No começo eu achei essa poesia um pouco confusa, mas conforme eu lia comecei a entender melhor.Achei ela muito legal é uma forma diferente de ver a matemática.
    Janaína n°14 A - Bonifácio

    ResponderExcluir
  15. Essa poesia explica o amor de uma familia dentro da matematica.
    Com essa poesia muitas coisas ficam claras.

    Pércio Henrique n°29 1°A - Bonifacio

    ResponderExcluir
  16. GABRIELA SOUZA N°10 1A- Bonifácio
    Nooossaaa, essa poesia é de mais. Além de tudo foi muito criativa, nunca avi algo assim antes.
    A matematica é usada para expressar elogios e sentimentos. PARABÉNS ! muito boaaa, gostei muito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gabriela!
      É bem interessante mesmo e linda como você comentou...

      Excluir
  17. Essa poesia no começo tava meio confusa , depois eu entendi melhor enquanto eu lia , mostra a matematica de forma diferente,depois quando vc termina de ler a poesia muitas cosas ficam esclarecidas
    Gostei muitooo parabens


    Gabriel Herrera n°07 1°A - Bonifacio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gabriel!
      A poesia parece meio confusa no começo para quem ainda não está familiarizado com os conteúdos Matemáticos, mais quando começamos relembrar ela se torna interessante...

      Excluir
  18. Muito legal explica um jeito interessante a matemática. Camila nº06 , 1° B - Bonifácio

    ResponderExcluir
  19. Ela mostra de um jeito divertido usando a matemática para falar de um relacionamento que vai bem, até que ele começa a se relacionar com outra mulher e trai a esposa com quem ele estava casado. Tudo que ele conseguiu construir no relacionamento que ele tinha com a esposa dele, ele perdeu, por causa de uma traição. Com esse poema Millôr consegue explicar também alguns aspectos da Matemática de uma forma diferente e inteligente.

    Nathalia Campos n°26 1°A - Bonifácio.

    ResponderExcluir
  20. A poesia aborda um tema que fala da convivência entre as pessoas enquanto o seu relacionamento, de uma forma em que a matemática é o ponto central. Mostrando que mesmo dessa forma as pessoas conseguem entender do que se trata.

    Viviane Giongo n°40 1°A Bonifácio.

    ResponderExcluir
  21. A poesia é muito bonita!!!Ela explica de um jeito interessante como tudo da matemática surgiu.Nunca tinha visto esse lado legal da matemática.Gostei muito!!!

    milena n°24 1°A Bonifacio

    ResponderExcluir
  22. professora gostei muito legal ler muito interessante essa poesia bruno barbosa erneque n 09 série 1C E.E.CEL BONIFACIO DE CARVALHO

    ResponderExcluir
  23. 'YASMIN BOARON' nº'41' 1ºano'B'
    E.E.CORONEL BONIFÁCIO DE CARVALHO.

    SEGUE OPINIÃO:

    Rosimeire, só queria te parabenizar por ter encontrado esta poesia tão 'interessante' que realmente mexe com a nossa cabeça.
    A poesia matemática feita por MILLÔR FERNANDES é somente a "prova real" de que a matemática não esta apenas presente em contas e atividades comuns do nosso cotidiano, esta também em constante presença com todas as outras areas do nosso conhecimento, seja ela qual for[...]

    Por hora é só;
    agradeço a atenção.

    ResponderExcluir
  24. A poesia mostra de um jeito diferente como podemos entender o texto, se tratando de um casal amado e uma traição. Sendo assim Millor usa uma parabula para explica-lo usando palavras matematicas.

    Paulo Henrique n°28 1°a

    ResponderExcluir
  25. Bom... eu achei muito legal e interessante a poesia ,ela mostra as formulas matemáticas como um acontecimento entre elas ,uma história romântica ,apesar de relatar um história você consegue gravar o nome das fórmulas na cabeça e aprender ao mesmo tempo,que é muito difícil de se lembrar, gostei da poesia porque ela é contada com personagens ,com essa poesia tornou-se mais fácil e legal o modo de entender e resolver a matemática!
    Gabriela silva,n:9,série:1A,BONIFÁCIO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gabriela!
      Gostei da sua observação, a Matemática pode ser vista de várias maneiras...

      Excluir
  26. Muito interessante, primeira vez que leio um poema feito por Millôr Fernandes, e gostei muito de como ele usa as palavras.
    Francisco Ramonn,nº:12,1ºD,Bonifácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Francisco!
      Millôr Fernandes, sem dúvida é um grande escritor...

      Excluir
  27. Muito boa a poesia uma ótima maneira de entender melhor a matemática de um jeito diferente em uma historia que fala sobre amor mais o amor da matemática entre eles , gostei muito bom :D
    Larissa nª28 1ªD Bonifácio.

    ResponderExcluir
  28. A poesia relata uma história de amor de uma família de um jeito diferente, envolvendo a matemática, nos mostrando as fórmulas e ao mesmo tempo os acontecimentos que vão surgindo nela.

    Beatriz, 1ºA , nº4

    ResponderExcluir
  29. poxa achei bem legal uma maneira diferente de expressar a matematica em si colocando no lado romantico divertido .. já que muitas vezes achamos chato porque a matematica é como a vida somamos pra dar um resultado as vezes bom ou as vezes ruim tbm né faz parte da vida .
    Jeniffer aline nº15 1ºA

    ResponderExcluir
  30. Bom , Eu achei uma história Bem Diferente das quais estamos acostumados a ler , Porém eu achei muito legal , Porque é um jeito diferente de aprender a matemática assim quebrando aquela monotonia da sala de aula , fora que é uma historia de amor bem bacana.

    Rhyan Candia Pires Série:1ºA Número:30

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rhyan!
      Aprender Matemática de um jeito diferente, é sempre gratificante...

      Excluir
  31. Bom eu gostei muito dessa poesia sobre a matemática,é uma forma de aprender de um jeito mais divertido e interessante as fórmulas, e o mais legal de tudo é que a poesia se passa em uma "História de Amor" sobre a matemática,gostei bastante da poesia também porque ela é contada como personagens matemáticos.
    Thauani Lopes 1ºA nº32.
    Bonifácio de Carvalho.

    ResponderExcluir
  32. Paloma Fernandes Gozi n°27 1°A- Bonifácio

    Tenho que ser sincera, nunca tinha visto uma poesia matemática... Mas eu adorei a poesia e, principalmente, do modo como ela retrata o amor usando as "coisas" da matemática. Eu também estive pesquisando e vi que também existem as piadas matemáticas pra descontrair um pouco sem sair da máteria...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Paloma!
      É mesmo uma linda poesia e dever ser conhecida por todos...

      Excluir
  33. Victor Pedro Finelli nº39, 1ºD , Bonifácio.

    Embora nunca tivesse visto um poema matemático gostei.

    ResponderExcluir
  34. Eu nunca tinha visto algo parecido antes, porem adorei a poesia e o modo como ele inseriu a Matemática à literatura
    muito legam :D
    Daniel Viana n°06 (1°A) - Bonifacio

    ResponderExcluir
  35. Muito criativa esta forma de intercalar o amor com a matematica, nos facilita a entender melhor
    Natalia n°25 (1°A) Bonifacio

    ResponderExcluir
  36. Nossa sei nem o que fala :D
    mais em fim ...
    sendo muito sincera é muita coisa pra minha cabeça,
    as comparações que ele faz, é de mais :D
    e é isso ai :D

    Lizandra de Castro, nº27 1ºB- Bonifacio

    ResponderExcluir
  37. Boom, eu achei essa poesia muito interessante pois é uma maneira diferente de expressar a matemática, e percebi tambem por essa poesia que a matemática esta em tudo que fazemos, e nessa poesia mostra que a matemática esta no amor.

    Vinicius M. n°38 1°A- Bonifácio de carvalho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vinícius!
      Expressar a Matemática de várias maneiras é bem interessante mesmo...

      Excluir
  38. Achei muito interessante,a poesia retratou bem da matemática e ligou uma coisa a outra, mostrou que a matemática pode ser espressa de varias formas diferentes e não só por calculos e contas.Gostei muito!
    Leticia Todeschini n°26 1°C-Bonifacio

    ResponderExcluir
  39. Eu particularmente adoro poemas, esse poema em especial achei muito interessante, pelo modo como o autor descreveu-lhe , dando vida a matemática e colocando ate um certo humor.Nunca pensei que o quociente iria se apaixonar por uma incógnita... rs

    Jackeline Neris 1°D - Bonifácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jackeline!
      Que bom o seu interesse por poemas, esse do Millôr é mesmo fantástico...

      Excluir
  40. Genial! Na minha terceira série, acho, trabalhamos com este poema, substituindo as palavras matemáticas por outras de qualquer outro ramo científico... o meu substituí por termos astronômicos :) Adorei a atividade! Beijão, Rose. Saori

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carol!
      Gostei da sua experiência com a poesia, bem interessante...
      Bjs.

      Excluir
  41. Esse poema é mt legal o jeito que o autor usa as palavras !!!

    Guilherme Augusto n°16 1°D

    ResponderExcluir
  42. Eu gostei muito da poesia, ela combinou as expressões matemáticas com uma história de amor. Foi possivel tornar um assunto sério e dificil, na minha opinião, em algo romântico.

    Lais Stephane nº16 1ºA

    ResponderExcluir
  43. Olá Lais!
    Esse poema torna a Matemática uma forma inteligente de interpretá-la.

    ResponderExcluir
  44. Bem...Esse é um poema um tanto diferente do que estou acostumado a ler.Nele relaciona praticamente toda a Matemática em algumas linhas.Além do mais ensina a Matemática bem diferente do que estamos acostumados a ver em sala de aula,além do mais ensina a Matemática de uma maneira simples e criativa.
    OBS:Além de ser uma bela histórinha de amor...
    Valdir Nº40 1ºC

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Valdir!
      Todos adoraram essa relação da Matemática e o poema de amor...

      Excluir
  45. O poema mostra uma história de amor utilizando somente de termos matemáticos, e como isso ja da para se aprender matematica apenas sabendo oque esses termos representam na vida real. É uma maneira diferente e pratica de se aprender os termos matemáticos, e ainda tem um certo humor.
    Bruno Gomes n°10 1°C

    ResponderExcluir
  46. Gostei do poema, pois fala de uma história usando os termos matemáticos, e nos ajuda a concluir que precisamos e iremos precisar da matemática para toda vida .

    Isabelle Bognar 20 1ºD

    ResponderExcluir
  47. O Poema de Millôr Fernandes, retrata uma historia de paixão pela matématica, um tema totalmente diferente que realmente ensina a matématica de um jeito diferente!!
    mto legal!!

    Matheus Venâncio N°22 1°A

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Matheus!
      Aprender Matemática de maneiras diferentes é muito bom...

      Excluir
  48. Um poema bem criativo,relaciona uma historia românica com matemática,e com isso vem a calhar que a matemática não é aquele bicho de sete cabeças,particularmente gostei muito do poema, por ele ser diferente,simples
    OBS: principalmente a parte que ele relaciona triângulo(geometria),com triângulo amoroso genial!

    Gabriel Tumenas N°16 1°C

    ResponderExcluir
  49. Bom esse poema, o autor relacionou uma história de amor com a matemática.


    Peterson Alves n°32 1°B

    ResponderExcluir
  50. Gostei bastante do poema, muito interessante relaciona a matemática com uma historia de amor e paixão, muito criativo adorei.
    Ellen Joyce da Silva de Souza N°13 1°C

    ResponderExcluir
  51. Um poema bem legal , explica a matemática de uma maneira simples e criativa , ainda mais com essa história de amor e paixão no meio ,deixou tudo mais interessante para se aprender matemática .
    Adriely Corrêa de Melo Nº3 1ºC

    ResponderExcluir
  52. Nossa esse poema e muito bonito legal,interessante etc...
    Parabéns
    Professora Rosemeire
    Abner Santana Rodrigues Nº01 1ºC

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Abner!
      Obrigada, aqui no blog, você irá sempre encontrar coisas interessantes que irão contribuir para a sua formação...

      Excluir
  53. Muito interessante, pois aborda um tema pouco relacionado com poesia e ainda mais poesias de amor, porque poesias tratam-se de histórias, muitas vezes de amor, que mexem com os sentimentos das pessoas e por outro lado matemática nada mais é do que sistema que para muitos é complicado e juntar os dois é ainda mais complicado.
    Fazendo essa poesia muito interessante e prazerosa de se ler.

    Felipe Martins da Silva n14 1C

    ResponderExcluir
  54. ' Gostei muito da poesia , apesar de um pouco complicada é muito interessante e com essa poesia é possível se ver a matemática com outros olhos .
    Ana Beatriz lima Santos n05 1C

    ResponderExcluir
  55. É muito engraçada a história e eu achei muito importante o conto da hstória para aprender a matematica , ainda mais com essa história de amor e paixão no meio ,deixou tudo mais interessante para se aprender matemática .
    Alexandre Luiz Queiróz da Silva n04 1C

    ResponderExcluir
  56. No começo a Poesia é meio confusa,mas depois entendi que ela explica a matemática de uma maneira simples e criativa, e a Historia de amor ajudou Muito a entende la.Essa historia deixou as coisas a Matematica bem mais interessante de aprende lá deveria trabalha um pouco disso em sala de aula (:
    Jhenifer Dias da Silva n24 1C

    ResponderExcluir
  57. Gostei muito da poesia uma familia matematica somadora,multiplicando nosso interresse e diminuindo nossas duvidas e divindo algo legal com as demais pessoas,ah esqueci multiplicando cada vez + nossa admiração por uma grande professora.Nívea-7A-3 N38-BONIFACIO EJA

    ResponderExcluir
  58. Ingryd Batista dos Santos
    1ºC Bonifácio

    Professora, fazendo meu comentário de forma resumida, esse poema primordial é a FÓRMULA da VIDA.

    ResponderExcluir
  59. Analisando o poema, posso perceber que ele como a matemática - por ser um poema matemático, precisa de um raciocício/uma reflexão para ser compreendido, e eu percebo que isso é muito importante, pois nos leva a refletir.
    A realidade é, que as pessoas - a sociedade, tem a matemática como "cálculos, cálculos, cálculos e cálculos" - a matemática além de ser cálculos também tem outros objetivos, e para mim é isso que esse poema de Millôr Fernandes deseja expressar.
    Gostei bastante da homenagem, como também do blog, parabéns!

    Kaio 2D - Bonifácio

    ResponderExcluir
  60. No começo eu achei um pouco confuso mas fui entendendo aos poucos
    Eu gostei muito, pois mostra que a matemáticia não fala só de números mas tambem pode ser falada de formas diferentes nessa situação falou de uma história de amor.
    Raniele da SIlva Nº32 1ºC Bonifácio

    ResponderExcluir
  61. interessante esse poema, mostra que apesar da divisão das disciplinas, uma pode interferir na outra, como o exemplo citado, Português (Literatura) se misturando com a Matemática em forma de poesia nas palavras de Millôr Fernades que realmente é um grande escritor.

    Adonai Germano n°O2 - 1°C - Bonifácio

    ResponderExcluir
  62. Gostei muito do poema, um poema criativo e interessante.
    Com esse poema podemos ver a matemática com outros olhos, e gostei muito da situação em que foi colocada a história de amor.
    Stéphanie Fernandes N°37 1ºC Bonifácio

    ResponderExcluir
  63. Muito lindo a poesia de um jeito divertido e amoroso, uma boa ideia para aprender uma matéria tão difícil mais não impossível como MATEMÁTICA. Professora é uma boa maneira de tornar a matéria mais legau e divertida.
    GOSTEI MUITO DA POESIA muito inteligente.

    VITORIA nº39 1ºB

    ResponderExcluir
  64. Muito criativa esta poesia, alem de bastante verídica... Isso mostra que podemos usar a matemática em vários campos de nossa vida.

    FERNANDA DE PAULA Nº15 1ªC

    ResponderExcluir
  65. gostei d+ dessa poesia,ela realmente nos mostra como a matemática tem tudo a ver com o nosso dia-á-dia

    EDUARDO SILVA N°12 1°C

    ResponderExcluir
  66. Bom esse poema, o autor relacionou uma história de amor com a matemática.

    Marcos Cesar Nº29 1ºC

    ResponderExcluir
  67. Olá professora,achei muito boa a poesia ,quem dera se a matemá
    tica fosse somente poesia né .....beijão parabéns de sua aluna Kiki

    ResponderExcluir
  68. Legal!!!
    Esse cara é um gênio!!
    Ele conseguiu Relacionar Matemática ao Português
    Isso me leva ao seguinte pensamento:
    -Talvez tudo esteja ligado,como por exemplo, a História e a Gegrafia, ou o claro exemplo do autor, Matemática com o Português.
    Simplesmente Genial Professora!!!
    Higor n19 1D

    ResponderExcluir
  69. Oi,Oi,oi,oi,professora, lemos e escrevemos e gostamos.
    Cida,harue,Luzia,Isabel. Beijos.

    ResponderExcluir
  70. Amei a poesia , além de falar super destalhada mente sobre a matemática , fala sobre o amor ! Acho que agora a matemática fiou boa !
    Rebeca 43 B - Bonifácio

    ResponderExcluir
  71. Oi prof° O poema de Millôr Fernandes que mistura a vida e a relação com a matemática é bem interessante chega a ser engraçada, me deu ate uma visão que a vida é uma verdadeira matemática... muito legal.
    Janderson Martins - 22 1 °D - Bonifácio

    ResponderExcluir
  72. Bom, eu achei muito interessante a forma que ele usa amor e a matemática, cada palavra que ele usa.
    ficou muito bom ...

    Bruna Sousa, 1ºB nº5- Bonifácio

    ResponderExcluir
  73. Gabriele de Oliveira Assis Nº15 1ºD
    Bom... Eu Gostei do Poema,tem aver com a matemática falando de triângulo, retangulo etc... Mas tudo isso que esse escritor, colocou na vida das pessoas para ver a felicidades dessas pessoas. Hoje em dia as crianças de 6 anos começa a aprender matemática com contas, mais algumas crianças menores sabe o que é matemática, por causa de retanculo, triângulo etc...Hoje sim, podemos dizer que algumas crianças sabe matemática.

    ResponderExcluir
  74. Olá Prodessora, tudo bem?
    Estava procurando no livro de matemática, para ver se tinha alguns problemas, é que queria exercitar um pouco mais a regra de três.
    Sabe o que encontrei? Uma receita matemática. Muito legal, vale a pena conferir.
    Até a proxima.
    Estou aguardando novidades no blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Abigail!
      Tudo bem.Vou conferir sim a receita matemática, deve ser bem legal...
      Continue prestigiando o blog, em breve teremos novidades.
      Bjs.

      Excluir
  75. rafael vinicios
    1D N 35
    gostei muito da poesia nunca tinha visto uma sobre esse tema antes
    ela engloba personagens diretamente da matematica
    u que enrriquece a poesia !!!

    ResponderExcluir
  76. Alisson Luiz Belchior 1ºB Nº2 bonifácio de carvalho

    Tudo fica um pouco complicado por causa da trocas das palavras lógicas para criar uma história dessas, por nomes de coisas que tem relação com matemática. Apesar de ser apenas isso, sem ensinar nada sobre nada, somente mencionando matemática, o poema não seria o mesmo se o poeta excluísse tudo isso. Essa é a minha opinião.

    ResponderExcluir